terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Corrida Internacional de São Silvestre

Gravidez tira favorita ao título da corrida de São Silvestre
Pasalia Kipkoech Chepkorir, a queniana de discurso ousado vencedora da última edição de São Silvestre, não poderá defender seu título em 2010 por estar grávida. Em seu lugar, a organização da prova convidou a também queniana Alice Timbilil, campeã de 2007, para assumir o papel de protagonista.

Chepkorir era nome certo em 31 de dezembro nas ruas de São Paulo por saber apimentar a disputa pelo primeiro lugar do pódio. Às vésperas da corrida do ano passado, ela desdenhou de todas as atletas brasileiras. "É muito fácil ganhar no Brasil", vaticinara a atleta. Ao final dos 15 quilômetros, sua previsão se confirmara: campeã com o tempo de 52min30. O que provocou a fúria da baiana Marily dos Santos, a melhor brasileira, ao terminar em terceiro. "O Quênia tem que respeitar o Brasil. Eu não fui a primeira, mas veja quantas estrangeiras chegaram atrás de mim", respondeu Marily.

Chepkorir chama a atenção por ter 1,42 m de altura e 37 quilos. De acordo com seu perfil no site da Iaaf (Federação das Associações Internacionais de Atletismo), ela completará 22 anos em janeiro -apesar de no ano passado a organização da corrida paulistana ter divulgado que a queniana tinha 26 anos.

Moacir Marconi, o Coquinho, técnico dos corredores africanos no Brasil, não soube informar quando nascerá o filho de Chepkorir. Com a ausência da atual campeã, Timbilil terá de fazer um esforço para voltar a participar de provas com percursos mais curtos. Sua vitória em 2007 serviu para alavancar sua carreira à condição de maratonista. Após três temporadas, conseguiu vencer a primeira neste ano, em Amsterdã, no último mês de outubro.

Vencedora de 2008, a etíope Yimer Wude Ayalew nunca mais voltou ao Brasil. E se fosse convidada a disputar a São Silvestre, poderia deixar a prova sem graça. Em 2010, ela chegou à marca dos 48 min em competições de 15 quilômetros- três minutos a menos que a média das últimas dez vencedoras em São Paulo.

A última brasileira a triunfar na São Silvestre, a mineira Lucélia Peres (ganhou em 2006), não participa em 2010 por se recuperar de lesão.
Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário: