sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Literatura

“Coisas da atriz”
Livro será lançado com pré-estreia de espetáculo

Será lançado às 20h30 desta sexta-feira, 26, na Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o livro “Coisas da atriz”, da jornalista cultural e professora universitária Raphaela Ramos. Na mesma noite, a autora e a atriz Caru Rezende fazem a pré-estreia do espetáculo-poesia homônimo, com direção de Renata Rodrigues. Financiada com recursos da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, a publicação reúne 49 poemas escritos por Raphaela em 2005. A autora aborda as inúmeras sensações produzidas no palco e na vida, e fala de tudo o que se deve buscar na arte com a intenção de corrigir e melhorar a realidade.

Assinado pelo escritor e professor Fernando Fiorese, o prefácio é dividido em “prólogo”, “cena e arredores”, “dramatis personae” e “último ato”, propondo uma conversa teatral com o texto de Raphaela. “(...) a dinâmica do verbo atuar encontra-se na tensão entre o rosto que se desfaz e o custoso engendrar da máscara. Neste sentido, a lírica de Raphaela Ramos se inaugura no agón entre a mulher e a atriz, elegendo como figurações da escrita as coxias – onde a atriz-mulher guarda suas incertezas, dores e medos – e o alçapão do palco, ‘um lugar escuro’, dentro do qual a mulher-atriz deposita suas coisas: ‘baú de relíquias’, ‘livro de memórias’.”

Já a orelha da publicação é de autoria da pesquisadora literária Leila Barbosa. “Transbordando poesia jovem, o livro inunda o leitor de imagens criativas. Num diálogo entre artes cênicas e artes literárias, Raphaela desperta as ‘coisas da atriz’, guardadas no coração, único lugar sacralizado das lembranças sensíveis.”

A capa do livro é de Zezinho Mancini, com foto de Fernando Priamo e o projeto gráfico e impressão da DI Gráfica e Editora. Dênia Sad Silveira fez a revisão dos textos e Tom Rodrigues é o autor da foto de Raphaela Ramos para a orelha do livro.

Espetáculo-poesia:

Baseado no livro “Coisas da atriz”, o espetáculo-poesia de 30 minutos nasceu da vontade das duas atrizes estarem juntas no palco. Há tempos, Raphaela Ramos e Caru Rezende ensaiavam um motivo. “O espetáculo ‘Coisas da atriz’ sempre esteve em nós, pois livro e peça concretizam a necessidade de nos dividirmos com o mundo – uma maneira de encontrar a eternidade durante alguns instantes,” explica Raphaela.

Na noite do lançamento, Raphaela Ramos e Carú Rezende, que formam o “Oca Breca Teatro e Pesquisa”, oferecem suas histórias para abrir portas e janelas e permitir o entrelaçamento do mundo de fora com o de dentro. Caminhando pelos cômodos da Casa de Cultura, acompanhadas por um violino, elas convidarão o espectador a mexer em “coisas”: imagens, verbos e barulhos.

Após a pré-estreia para convidados, o espetáculo-poesia “Coisas da atriz” ficará em cartaz todas as quintas e sextas, até o dia 17 de dezembro, com apresentações às 20h30, na Casa de Cultura da UFJF. Os ingressos serão vendidos a R$10.

Ficha técnica:
Texto: Raphaela Ramos
Roteiro, concepção, atuação e produção: Raphaela Ramos e Carú Rezende
Assistentes de produção: Elaine Bem e Tom Brinner
Direção: Renata Rodrigues
Violino: João Paulo Faria
Iluminação: Sebastião Vilela
Figurino e visagismo: Filipe Matias
Crédito das fotos: Filipe Matias e Tom Rodrigues
Fonte: www.pjf.mg.gov.br

Um comentário:

Andre Martins disse...

Fal Carlos,

é o andré,inclusive eu tinha voce entre os membros do orkut...enfim,gostaria que voce seguisse o meu blog,seria um prazer enorme:

escudosumapaixao.blogspot.com