quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Francisco Antônio de Mello Reis (30/05/1937-24/11/2010)

Morreu na manhã desta quarta-feira, 24/11, aos 73 anos, o ex-prefeito Mello Reis. O corpo está sendo velado no cemitério Parque da Saudade e o sepultamento está marcado para esta quinta-feira.

Histórico
Professor e ex-bancário, filho de Francisco de Mello Reis e Ilva de Mello Reis. Era casado com Vera Costa Paschoalino de Mello Reis. Formado em Filosofia e Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi Vereador (71/75), Prefeito (77/83), Deputado Constituinte (87/91), Secretário da Indústria e Comércio de Minas (91/94) e Diretor do Museu Mariano Procópio (05/08).

Como Prefeito Mello Reis foi um dos responsáveis pela instalação da Siderúrgica Mendes Júnior (hoje Arcelor Mittal), construção da trincheira (mergulhão) na averida Rio Branco para transpor a linha férrea, reordenou o transporte público urbano com a incorparação de empresas e implantação do bilhete único da passagem, incorporação da Companhia Mineira de Eletricidade pela CEMIG, construção do acesso da cidade à nova BR-040, início das obras do novo terminal rodoviário e estádio municipal, que depois virou cartódromo. Remodelou a Avenida Rio Branco, via da cidade, com a construção dos canteiros centrais. Iniciou as obras do teratro Pascoal Carlos Magno que permanece até hoje inacabada. Implantou o Distrito Industrial.

Primo de Adhemar Resende de Andrade, prefeito de Juiz de Fora por duas vezes, Mello Reis teve a primeira candidatura a um cargo público, por recomendação do então governador Rondon Pacheco, na eleição municipal de 1972, contra Itamar Franco (MDB). No período do bi-partidarismo Itamar representava a oposição (MDB) e Mello a situação, a ARENA. O MDB saiu vitorioso. Concorreu ao cargo de Prefeito em 1989, ficando em 04º lugar.

Na comunicação, foi proprietário das rádios Nova Cidade AM (hoje Manchester) e Farol FM (hoje Itatiaia) e do jornal Folha da Mantiqueira (extinto).

Nenhum comentário: