terça-feira, 23 de novembro de 2010

Campeonato Carioca 2011

Com início no dia 19 de janeiro, o Campeonato Carioca (que não terá jogos das semifinais e da final da Taça Guanabara durante o Carnaval e os torneios entre os 03º e 04º colocados de cada turno mudará de nome passando a chamar Washington Rodrigues, na Taça Guanabara e Carlos Alberto Torres, na Taça Rio), apresenta seus treinadores:

Associação Desportiva Cabofriense
Clube ainda não definiu treinador para o Estadual 2011

América Football Club – Arthur Bernardes
Contratado após fraca campanha de Gabriel Vieira na Copa Rio e Série D do Brasileiro 2010, o experiente treinador tem uma grande bagagem internacional, passando por clubes de diversos países como Coréia do Sul, Emirados Árabes, Angola, Arábia Saudita, Peru e Portugal. Bernardes também comandou grandes clubes do Brasil, como Atlético-MG, Botafogo, Fluminense e Goiás.

Americano Futebol Clube – Paulo Marcos
Paulo Marcos de Araújo Lacerda jogou em vários times nos anos 1970/1980 como Goytacaz, Inter-RS, Operário-MS, XV de Piracicaba, Colorado-PR, Santa Cruz-PE, Atlético Paranaense e, após encerrar a carreira, tem tido permanente participação no futebol, seja como gerente de futebol, treinador e empresário.

Bangu Atlético Clube – Mazolinha
Edson de Souza Nogueira, o Mazolinha, está no clube desde dezembro de 2008. Vindo com um projeto de levar o clube a conquista de uma vaga na Série D e uma boa participação na Taça Rio, ele tem credibilidade com os dirigentes e irá comandar o Banguzão no Carioca 2011.

Boa Vista Sport Club – Jorge Porto
Comandante do Boa Vista também no Cariocão deste ano, o técnico também já comandou o time no ano de 2004 e 2005. Conhecido na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro, ele também teve participação efetiva por vários anos na categoria de base do time.

Botafogo de Regatas e Futebol – Joel Santana
Joel Santana chegou ao Botafogo logo após a humilhante derrota para o Vasco da Gama, por 6 a 0, no Campeonato Carioca deste ano. Zagueiro quando ainda jogador, teve uma carreira muito curta, passando por Vasco-RJ e América-RN. Como treinador, ele já comandou a seleção da África do Sul, Flamengo, Fluminense, Corinthians, Coritiba entre outros grandes clubes do Brasil.

Clube de Regatas do Flamengo – Vanderlei Luxemburgo
Lateral-esquerdo como jogador, Luxemburgo não brilhou tanto quanto brilha à beira dos gramados. Com uma passagem frustrante pelo Flamengo (onde disputava posição com o craque Júnior), o profissional se transferiu para o Internacional e anos antes de encerrar sua carreira foi para o Botafogo-RJ. Como treinador, tem passagens pelo Real Madrid-SP, Cruzeiro, Santos, Palmeiras e Corinthians, Em meio a grandes conquistas, o ‘professor’ se destaca ao ter levantado o título do Campeonato Paulista por quatro vezes e o Brasileirão por cinco.

Clube de Regatas Vasco da Gama – PC Gusmão
Quando jogador, PC Gusmão foi um grande goleiro vestindo a camisa de clubes tradicionais do Rio de Janeiro, como Cabofriense, Campo Grande e pelo próprio Vasco da Gama. À beira dos gramados desde 2001, ele já coleciona passagens por clubes como Fluminense-RJ, Ceará-CE, Figueirense-SC e Cruzeiro-MG. Com o Brasileirão chegando ao seu fim, seu futuro é incerto no clube da Colina.

Duque de Caxias Futebol Clube – Gilson Kleina
Ex-auxiliar técnico de Abel Braga no Coritiba-PR, Olimpique de Marselha-FRA, Atlético-MG e Botafogo-RJ, Kleina já tem passagem por grandes times do Brasil, como Vila Nova-GO, Ipatinga-MG, Paraná-PR e Paysandu-PA. Neste ano, faz boa campanha com o Duque na Série B do Brasileiro, sendo cotado para assumir a Associação Atlética Ponte Preta.

Fluminense Football Club – Muricy Ramalho
Atuando pelo setor de meio-campo quando jogador, Muricy se destacou jogando com a camisa do São Paulo Futebol Clube. Após se aposentar como jogador, treinou o ex-clube Puebla, em 1993, e depois transferiu-se para o São Paulo, para ser auxiliar técnico de Telê Santana. Como treinador, conquistou os Campeonatos Brasileiros de 2006, 2007 e 2008 pelo São Paulo, além de ter conquistar Estaduais pelo Náutico e pelo Internacional.

Macaé Esporte Futebol Clube – Dário Lourenço
Com passagens por Vasco da Gama-RJ, Paysandu-PA, AL Tai-ARB e Volta Redonda, Dário Lourenço, retorna para o Macaé, no qual já trabalhou em outras ocasiões, como entre 2000 e 2001, em 2008 e 2009. À beira dos gramados, ele já conquistou o Campeonato Capixaba, Campeonato Carioca da Segunda Divisão e a Copa Guanabara de 2005.

Madureira Esporte Clube – Luís Muller
Revelado nas categorias de base do São Paulo, o ex-jogador vestiu a camisa do Tricolor entre os anos de 78 e 80. No Morumbi, conquistou o Campeonato Paulista de 80. Após encerrar a carreira, decidiu começar a carreira de auxiliar-técnico. Passou por Anapolina-GO, Londrina-PR, Santo André e Ceará. Conheceu Roberto Fernandes no Vila Nova-GO, em 2006, e começou a parceria que ainda perdura.

Nova Iguaçu Futebol Clube – Josué Teixeira
Treinador desde 2006, onde já dirigiu Fluminense-RJ, Avaí-SC e Al-Gharrafa-CAT. (Sub-23), Josué Teixeira tem também grandes passagens como auxiliar técnico de Abel Braga (ex-técnico do Internacional-RS) e Oswaldo de Oliveira (ex-técnico do Corinthians). Fora do Brasil, conquistou o campeonato nacional de Doha em 2007/2008 e a Liga A, como assistente de Marcos Paquetá.

Olaria Atlético Clube – Dé Aranha
Dé foi um conhecidíssimo atacante nos anos 1970, jogando no Vasco e Botafogo-RJ, além de vários outros clubes. Mas sua origem no futebol é justamente no Olaria, que o revelou em 1966. Dé também esteve em Portugal e no Oriente Médio, ainda na fase de jogador. O mesmo vem tentando ser treinador há algum tempo, mas não decolou, apesar de já ter comandado equipes como Ceará, Bangu-RJ, Botafogo-RJ, Grêmio Maringá-PR, entre outros, além de ter trabalhado no Exterior.

Resende Futebol Clube – Paulo Campos
Experiente e conhecedor de todos os atalhos do futebol, o técnico Paulo Campos (foto) chegou ao clube no meio do ano para já fazer o planejamento para o Carioca 2011. Ainda como treinador, o mesmo tem passagens pela Seleção Brasileira Sub-20 (assistente técnico), Fluminense-RJ, Paraná Clube e Botafogo-RJ. Na próxima temporada, espera surpreender e levar o glorioso Gigante do Vale às finais do Estadual.

Volta Redonda Futebol Clube – Márcio Bittencourt
Márcio Bittencourt começou a carreira de treinador no Corinthians, em 2005. De lá pra cá, acumulou passagens por clubes como Brasiliense, Fortaleza, Santa Cruz, Náutico, Ponte Preta e Ipatinga. Como treinador do Juventus-SP, em 2007, conquistou o título da Copa Federação Paulista de Futebol. Como jogador, atuou como volante e passou grande parte da carreira vestindo a camisa do Corinthians, com quem foi campeão do Campeonato Paulista, em 1988, e do Campeonato Brasileiro, em 1990. Disputou a Copa América de 1991 pela Seleção Brasileira. Já em 1992, Bittencourt e Elson Roberto estiveram juntos no Internacional, quando foram campeões da Copa do Brasil.
Fonte: www.futebolinterior.com.br

Nenhum comentário: