terça-feira, 28 de setembro de 2010

Literatura

"60 anos de telejornalismo no Brasil: História, análise e crítica"

Prefácio: José Marques de Melo
Apresentação: Antônio Hohlfeldt

Depois de seis décadas de telejornalismo em nosso país, um grupo atento e comprometido de professores, pesquisadores e profissionais de dez universidades públicas brasileiras, historiam, analisam e criticam os erros e acertos da televisão. Empenharam-se em apresentar uma compreensão e visão integral do fenômeno telejornalístico: sua evolução histórica, “a revolução das fontes”, seus gêneros, sua influência na cidadania e na identidade nacional, o modelo comercial e o público, o ciberespaço, sua ação política e o poder, seu compromisso com a justiça social, e a formação profissional. Esta é a reflexão que este livro propõe sobre os noticiários que adentram em quase cem por cento dos lares brasileiros.

Organizadores:
Alfredo Vizeu – Jornalista diplomado, Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sócio-fundador da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo, coordenador do núcleo de Jornalismo e Contemporaneidade (PPGCOM/UFPE), integrante do Conselho Científico da SBPJor e integrante da Comissão de Diretrizes Curriculares de Jornalismo MEC-2009. Autor dos livros: Decidindo o que é notícia (Edipucrs, 2000) e O lado oculto do telejornalismo (Calandra, 2005).

Flávio Porcello – Jornalista diplomado, Mestre e Doutor em Comunicação Social pela PUC do Rio Grande do Sul. É professor de telejornalismo nos cursos de Graduação e Pós-graduação do Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e Secretário de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenador da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo da SBPJor e autor do livro TV Universitária: Limites e Possibilidades (Edipucrs, 2002).

Iluska Coutinho – Jornalista diplomada (UFES, 1993), Mestre em Comunicação e Cultura (UnB, 1999), e Doutora em Comunicação Social (Umesp, 2003), com estágio doutoral na Columbia University (NY). É professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), coordenadora do PPGCOM/UFJF e líder do grupo de pesquisa Telejornalismo UFJF-Intercom. Membro do Conselho Consultivo da Intercom (Representante Sudeste), integra o Conselho Científico. Desenvolve pesquisa sobre público e telejornalismo, com apoio do CNPq.

Autores:
Ana Carolina Rocha Pessoa Temer – Jornalista diplomada pela Escola de Comunicação da UFRJ, Especialista em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre e Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). É professora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (FACOMB), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Autora dos livros Notícias & Serviços nos telejornais da Rede Globo (Sotese, 2002), Para Entender as Teorias da Comunicação (Edufu, 2009), e A televisão em busca da Interatividade (Casa das Musas, 2009).

Beatriz Becker – Jornalista diplomada, Doutora em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ, Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC- São Paulo. É professora do Departamento de Expressão e Linguagens e do Programa de Pós-graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenadora do laboratório e do site TJUFRJ, o telejornal online da ECO-UFRJ, vice-presidente da SBPJor, autora do livro A linguagem do telejornal (E-papers, 2005), e co-autora de Pantanal, a Reinvenção da Telenovela (Educ, 2008).

Célia Ladeira Mota – Jornalista diplomada, Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília. É professora de telejornalismo e pesquisadora do NEMP – Núcleo de Estudos de Mídia e Política da Universidade de Brasília (UNB).

Christina Ferraz Musse – Jornalista diplomada, Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É autora do livro Imprensa, cultura e imaginário urbano: exercício de memória sobre os anos 60/70 em Juiz de Fora (Nanquim Editorial, 2008) e pesquisadora responsável pelo projeto “Televisão e imaginário urbano: as narrativas da cidade no espaço dos telejornais”, que resultou no documentário “Cidades Possíveis”, lançado em 2009.

Débora Lapa Gadret - Jornalista diplomada pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde cursa mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS) na linha de pesquisa Jornalismo e Processos Editoriais. É bolsista do CNPQ com pesquisa na área do telejornalismo.

Edna Mello Silva – Jornalista diplomada pela Universidade São Judas Tadeu, mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. É professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e coordenadora da Linha de Pesquisa Jornalismo audiovisual no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Jornalismo em Multimídia (NEPJOR). É co-autora do livro: Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004).

Fabiana Siqueira – Jornalista diplomada e doutoranda em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui mestrado em Engenharia de Produção, na área de Qualidade pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Trabalha há mais de 12 anos na área de telejornalismo e atualmente pesquisa as rotinas produtivas e os impactos provocados pelo aumento da participação do público nos telejornais.

Guilherme Rezende – Jornalista diplomado, Doutor em Comunicação pela UMESP. É professor associado da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), onde coordena o Curso de Jornalismo e integra o Programa de Pós-Graduação em Crítica da Cultura. É autor de diversos artigos e capítulos de livros e da obra Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial (Summus, 2000).

Jhonatan Mata – Jornalista diplomado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestrando PPGCOM/UFJF, linha Comunicação e Identidades. Bolsista da Capes. Participa atualmente da pesquisa “A incorporação do público no telejornalismo brasileiro”, coordenada pela Profa. Dra. Iluska Maria da Silva Coutinho.

Lara Mateus- Jornalista diplomada, bolsista PIBIC do Projeto "Do Mito da Imagem ao diálogo Televisual: o jornalismo como forma de conhecimento", orientado pela professora Dra. Beatriz Becker (UFRJ).

Liana Vidigal Rocha – Jornalista diplomada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Trabalhou na UniABC, em Santo André, entre os anos de 2000 e 2002, e na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, de 2001 a 2008. É professora e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Jornalismo e Multimídia (NEPJOR) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Mila Pernisa - Jornalista diplomada com especialização em Comunicação Empresarial e mestranda em Comunicação e Sociedade na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professora no curso de Comunicação Social do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Autora do artigo "Traços da Mineiridade nos telejornais da TV Alterosa e da Rede Minas" no livro 40 anos de Telejornalismo em Rede Nacional - olhares críticos (Insular, 2009).

Sérgio Mattos - Jornalista diplomado, Mestre e Doutor em Comunicação pela Universidade do Texas (Austin, EUA). É professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e autor de 40 livros, dentre os quais Mídia Controlada: história da censura no Brasil e no mundo (Paulus, 2005), História da Televisão Brasileira: uma visão econômica, social e politica (Vozes, 2009, 4ªed.) e Contexto Midiático (IGHB, 2009).

Valquiria Kneipp – Jornalista diplomada pela Unesp (Bauru), Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Também atua na área de Comunicação Organizacional e Mídia Training. É professora de Edição em TV, Pesquisa em Comunicação, Oficina de produção e realização em Rádio e TV no curso de Comunicação Social - Habilitações em Jornalismo e Radialismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Nenhum comentário: