sexta-feira, 2 de abril de 2010

Armando Nogueira

O redator que copidescava o texto de Armando Nogueira Moacir Japiassu* O redator que copidescava o texto de Armando Nogueira Cheguei ao Jornal do Brasil em julho de 1964, aos 22 anos, para ser redator do departamento de pesquisa, a convite do diretor Murilo Felisberto. A paixão pelo futebol logo me fez íntimo da vizinha editoria de esportes, em cujas páginas resplandecia a coluna Na Grande Área, escrita por Armando Nogueira, que eu conhecia doutros textos primorosos da revista Senhor. Certa vez vi Armando chegar ao esporte, semi-vazio naquela hora do almoço, e entregar algumas laudas ao solitário redator Alcimar Rocha. Minutos depois pedi a este que me deixasse ler a obra-prima do dia seguinte e recebi, com manifesto espanto, duas laudas inteiramente copidescadas a lápis numa letrinha miúda e bonita. Perguntei a Alcimar quem havia feito o serviço e ele, seriíssimo, respondeu: "Eu mesmo; faço o copidesque todos os dias, porque o texto do Armando é ruim demais...!". Fiquei definitivamente perplexo e comentei o ocorrido com o editor de esportes, Marcos de Castro, o qual, entre gargalhadas, esclareceu: "É brincadeira do Alcimar; você acredita que possa existir quem mexa num texto de Armando Nogueira?". A letra miudinha e bonita, desenhada a lápis, era mesmo do autor de Na Grande Área, ele que procurava em todos os desvãos do idioma a perfeição de Didi na arte de passar a bola. *Moacir Japiassu é Jornalista e Escritor Fonte: Comunique-se

Nenhum comentário: