quinta-feira, 11 de março de 2010

Ponte Santos-Guarujá

O governador José Serra anunciou na última terça-feira, 09/03, o projeto de ligação seca entre Santos e Guarujá. O complexo de 4,6 km, sendo 1 km de ponte estaiada, que irá beneficiar não só os 24 mil veículos que passam todo dia pela balsa, mas também os cerca de um milhão de pessoas que vivem em Santos, São Vicente, Guarujá e Bertioga. As obras estão orçadas em R$ 700 milhões e devem durar cerca de 30 meses. Durante o período de férias, quando 1,3 milhão de pessoas segue com destino a toda Baixada Santista, o serviço de balsas entre as duas cidades chega a receber mais de 30 mil veículos/dia. A ligação seca entre Santos e Guarujá irá substituir de vez a travessia de veículos pela balsa, facilitando a vida dos motoristas que trafegam diariamente entre as duas cidades. O Projeto A ponte terá sua extensão de 4.490 metros. Do lado da Ilha de Santo Amaro, o acesso se estenderá por 500 metros de mangue e outros 450 metros dentro da área urbana. O trecho estaiado continua com 1 quilômetro de extensão e há mais 2.540 metros de rampas, em um aclive de 6%. O projeto prevê duas faixas em ambos os sentidos, num total de 4,8 km de novas pistas, com um quilômetro de trecho estaiado. Para atender às especificações do porto, a altura da ponte será de 80 metros, com declividade máxima de 6%. Do lado de Santos, o acesso à ponte será pela avenida Mário Covas, próximo à avenida Cel. Joaquim Montenegro. No Guarujá, será na avenida Santos Dumont, próximo ao rio Santo Amaro. Com a construção da ponte, haverá maior segurança na navegação, em razão da redução do fluxo de balsas; o aumento da segurança e o conforto na travessia, incluindo o transporte coletivo mais rápido entre as duas cidades. Atualmente, há duas formas de ir de Santos para o Guarujá: pelas rodovias Anchieta e Cônego Domenico Rangoni, num percurso de 45 quilômetros, e pelas balsas.

2 comentários:

Unknown disse...

O túnel custaria 200 milhões segundo o Presidente da Associação Brasileira de Túneis Tarcísio Celestino, enquanto a ponte o previsto é 754 milhões.

554 milhões a mais, fariam uma diferença imensa quando observamos o caos da saúde, em decorrencia da falta de leitos hospitalares e as epidemias de dengues dos dois Municípios.

A Ponte causa um grande impacto ambiental e urbanístico - Faz sobra nas áreas de mangues e vegetação de Mata Atlantica, o impacto Urbanistico por onde passa é semelhante ao Elevado Costa e Silva (Minhoção) . Quem conhece esta área degradada no Município de São Paulo sabe que estou escrevendo.

A Ponte não permite ciclistas e pedestres, enquanto o túnel sim.

A Ponte engessa a modernização do Porto de Santos, já existe equipamentos para modernização maiores que a altura da ponte 80 metros e para 2.012 já esta previsto um navio de 103 metros.
de altura.

O túnel é como saneamento básico , infelizmente os politicos preferem ostentação em vez de eficácia e quem sai perdendo é a população e o meio ambiente.

Ainda no projeto da Ponte não foi observado as questões da Mudança Climática, enfim já se imaginou esta encima da ponte com um vento de mais de 80 km por hora ?

Não acredito que o Ministério Público fique cego aos grandes impactos ambientais e urbanístico que este projeto infeliz venha causar.

E outra pergunta. Tente passar pela Avenida Mario Covas na época de Exportação de Açucar, local que iniciaria o projeto da Ponte !!!

Unknown disse...

O túnel custaria 200 milhões segundo o Presidente da Associação Brasileira de Túneis Tarcísio Celestino, enquanto a ponte o previsto é 754 milhões.

554 milhões a mais, fariam uma diferença imensa quando observamos o caos da saúde, em decorrencia da falta de leitos hospitalares e as epidemias de dengues dos dois Municípios.

A Ponte causa um grande impacto ambiental e urbanístico - Faz sobra nas áreas de mangues e vegetação de Mata Atlantica, o impacto Urbanistico por onde passa é semelhante ao Elevado Costa e Silva (Minhoção) . Quem conhece esta área degradada no Município de São Paulo sabe que estou escrevendo.

A Ponte não permite ciclistas e pedestres, enquanto o túnel sim.

A Ponte engessa a modernização do Porto de Santos, já existe equipamentos para modernização maiores que a altura da ponte 80 metros e para 2.012 já esta previsto um navio de 103 metros.
de altura.

O túnel é como saneamento básico , infelizmente os politicos preferem ostentação em vez de eficácia e quem sai perdendo é a população e o meio ambiente.

Ainda no projeto da Ponte não foi observado as questões da Mudança Climática, enfim já se imaginou esta encima da ponte com um vento de mais de 80 km por hora ?

Não acredito que o Ministério Público fique cego aos grandes impactos ambientais e urbanístico que este projeto infeliz venha causar.

E outra pergunta. Tente passar pela Avenida Mario Covas na época de Exportação de Açucar, local que iniciaria o projeto da Ponte !!!