terça-feira, 23 de março de 2010

Nem toda rádio vira Mania

Alô TOP FM, cadê você?
por Amarildo Paticcie-S.Dumont-MG

Podem inventar o veículo mais moderno em imagens, mas as rádios não deixam de ser mania popular. A Rádio Mundial, por exemplo, marcou época e é motivo de saudades pra quem já passou dos 40. Nos anos 60 e 70, a Mundial era uma das várias AMs cariocas que tinham uma programação predominantemente musical. Nesta época, não havia nenhuma FM legalizada. As FMs foram legalizadas pelos governos militares a partir da virada dos anos 60 para 70. O Sistema Globo passou a investir pesado na Mundial AM. A virada veio com a chegada do radialista e DJ Big Boy, que assumiu a direção geral da rádio. Big Boy implantou uma programação pop extremamente inteligente e ágil. O próprio Big Boy apresentou alguns dos melhores e bem-sucedidos programas da Mundial. Neles, ele aproveitava sua experiência como DJ no Rio de Janeiro. Como a Mundial tinha ouvintes em vários estados, a programação da Mundial AM virou referência para diversas AMs e FMs de todo o Brasil. Recordar é viver: Pra matar um pouco a saudade dos fãs da Mundial, a seguir, lembramos sua programação na década de 80:
PARTICIPASOM, SHOW DOS BAIRROS, TOCA TOCA MUNDIAL, RITMOS DE BOITE, VÔO LIVRE, GOOD NIGHT, SOM DOS BAILES, AGENTE 860 – Acontecendo você fica sabendo!!!

Locutores que ficaram na história: ALBERTO BRIZOLA, ODUVALDO SILVA, ELOY DECARLO. O sucesso da rádio Mundial AM era tanto que um de seus locutores, Alberto Brizola, passou a fazer shows por todo o Brasil. Ele começava seu programa "Toca Toca Mundial" com a seguinte frase: "Hoje é o dia, ontem já era, amanhã poderá não mais chegar...".

O que tocava na rádio virava sucesso nacional. Em 1983, o Milton Venâncio (O DJ nº01 da terrinha) nos mostrou sua gravação (numa fita cassete TDK FeCr) feita na Mundial e nos disse: "Esta música vai pegar..."

A música era "Menina Veneno" do cantor Ritche. A canção virou mania nacional. Sem explicações para os ouvintes e fã clube, A Rádio Mundial AM 860 foi extinta pelo Sistema Globo em 1992. A CBN, que havia sido criada experimentalmente na freqüência AM 1180, foi transferida para os 860 kHz, onde está até hoje. Você ouve a CBN? Se disser "Não", não se entristeça, afinal, a CBN substituiu a Mundial, mas não virou pro seu público uma mania geral.

Na Sucesso Pediu Tocou: a Mundial fez escolas pelo Brasil afora. No final dos anos 80 as rádios FM multiplicaram-se para alegria geral dos fãs das emissoras cariocas. Em Barbacena surgiu a Rádio Sucesso, propriedade do jornalista global Hélio Costa, que hoje é Ministro das Comunicações. A emissora virou mania regional e passou a fazer bailes de sucesso com seus locutores e programações. Havia um programa às 18:00 horas, Pediu Tocou que era um sucesso. A qualidade de sintonia da rádio em Santos Dumont começou a cair no final dos anos 90. Mas a rádio continua operando em Barbacena. Rádio FM Itatiaia: Para quem curte música suave a FM Itatiaia, na freqüência 105,7 Mh é uma tradicional mania. São programas que atendem a um público alvo. Além do programa Go Back (de volta ao passado), destacamos "Domingo Especial", onde a rádio às 10 e às 15 horas apresenta a história de uma banda, cantor ou cantora. Inesquecível foi o programa "A cem melhores do século", apresentado em 1999. A rádio ficou três meses recebendo votação de seus ouvintes e montou a lista das cem melhores músicas do século XX.
Rádio que vira mania o ouvinte não se esquece nem de sua programação.

Rádio Serra Azul FM: Surgiu em Santos Dumont no final dos anos 80. Era a primeira FM da cidade. O proprietário era o popular Peter, ex-vice-prefeito da terrinha. Com um nome que emplacou na região a Serra Azul FM caiu como uma luva para a galera. Além de boa programação musical, a rádio fez bailes memoráveis na quadra da Biquinha. Havia também cobertura das notícias e esportes da região. Quando a Serra Azul virava mania ela saiu do ar.

Alô Top FM, Cadê você? A Serra Azul passou para as mãos de um político da vizinha Juiz de Fora. Virou Top FM. No início muitos sandumonenses estranharam o excesso de anúncios com cobertura especial das atividades do então prefeito de Juiz de Fora, alberto bejani. Depois a rádio se ligou em Santos Dumont. E pra quem curte flash back, a rádio tinha dois ótimos programas em horas oportunas: às 08 horas e às 20 horas. Mas, quando a Top FM começou a virar mania até na região, sem nenhuma explicação aos ouvintes, ela saiu do ar. Parece que esta é mesmo uma mania de proprietários de rádio tratar seus ouvintes...

Que Mania é essa? A Top FM saiu do ar porque a freqüência mais uma vez mudou de proprietário. Agora se chama Rádio Mania. A mudança causou desemprego para alguns profissionais sandumonenses da comunicação. Só por aí já não foi bom pra nós da terrinha. Depois vimos a mudança radical da programação. No lugar de uma comunicação regional, entrou uma comunicação nacional, com base em outro estado. Além disso, programas que agradavam muita gente saíram definitivamente do ar. Agora o foco é pagode. E toma Zé Pagodinho...

Nada contra o ritmo genuinamente nacional. Mas nem sabíamos que o Pagode era o Cara. Pagode pode ser bom pra determinados horários, mas qualquer ritmo enjoa quando você o ouve do amanhecer ao anoitecer. A Rádio Mania deve agradar muita gente, sem dúvida. Mas, com certeza não está agradando também a muitos outros. A julgar pelos comentários e mensagens que recebemos sobre o assunto esta rádio precisa de melhorias na programação pra entrar pra história de rádio mania da região...
Fontes:
http://www.possanteonline.com/
http://www.cabangu.com.br/
http://www.sdnet.com.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

GOSTEI DESTE TÓPICO LAMENTAVEL O OCORRIDO COM A SERRA AZUL UMA VEZ VIROU BAND FM MAS RETORNOU COM PROGRAMAÇÃO FOCADA NA REGIÃO AGORA ESSA MANIA FM REALMENTE NÃO DESCE BEM NÃO VALORIZA A CULTURA NEM OS PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO LOCAL!RUIM PRA TODO MUNDO E UMA PENA QUE ALGUMAS EMPRESAS DE SD APOIAM ANUNCIANDO NESSA RÁDIO MANIA QUE NÃO AJUDA EM NADA A CIDADE!LAMENTAVEL!!

Anônimo disse...

Por essa razão eu ouço a cultura Am de Santos Dumont , que merece sem duvida o apoio do comercio local, quanto a mania estive no Rio de Janeiro e percebi que lá ela possui uma afiliada em 90,9 e não possui anunciantes, daí me pergunto qual a vantagem de ter em mãos uma rádio que é fracasso comercial? gostaria muito de poder ouvir a serra azul novamente em 92.5.
, ou que uma rádio como a Antena1 com espaço grande local assumisse a frequência como em Três Rios há anos atrás era em 89,7.