terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O futebol uruguaio na história do Vitória-BA

Por Ubiratan Brito*
 Ao entrar no campo do Estádio Centenário para enfrentar o River Plate de Montevidéu, pela copa Sulamericana, o Vitória pisa pela primeira vez em gramados uruguaios. Apesar de nunca ter jogado no país vizinho, o futebol celeste marcou presença em alguns momentos da história do Leão da Barra.
Confira:
- 1927 - O Vitória contrata o meia Carlos Viola Solo, que além de jogador atuavam também como treinador. Oriundo do Germânia, da capital paulista, o uruguaio Viola chegou cheio de boas referências e não decepcionou. Acontece que do restante do time só se salvava o goleiro De-Vecchi, que apesar do nome era baiano. Na estréia sobraram elogios da imprensa ao craque, mesmo o Vitória tendo perdido de 6x1 para o Bahiano de Tênis. Os jogos seguintes não foram diferentes, boas atuações de Viola e derrotas para Guarany e Ypiranga. Na despedida o único triunfo do jogador treinador: 3x2 sobre a Associação Atlética. No ano seguinte Viola foi ser campeão pernambucano pelo Sport, ainda exercendo as duas funções.
- 1957 - No dia 08 de julho de 1957 o Vitória enfrenta pela primeira vez uma equipe do Uruguai. Jogando na Fonte Nova, numa segunda-feira, pois as chuvas impediram a realização da partida no domingo, o Vitória perde de virada para o Wanderer Montevideo por 2x1, com gols de Muscarelli e Cabrera para os visitantes e Ceninho para o rubro-negro. O Vitória atuou com Albertino, Zeca e Colário; Pinguela (Zeti), Nelinho e Boquinha;Teotônio, Matos, Ceninho, Lia e Gilberto Fialho (Enaldo). O Wanderer venceu formando com Enriquez, Soza e Tejera; Audes, Barrios e Mendez; Rumbo, Andrada (Cabrera), Guaglianoni, Jimenez (Pazza) e Muscarelli.
-  1970 - Depois de uma campanha ruim no primeiro turno do estadual, o rubro-negro contrata o treinador uruguaio Raúl Higino Bentancourt, que foi ídolo no Sport Recife e há vários anos vinha treinando equipes nordestinas, inclusive o Conquista e o Galícia. A passagem de Raúl Bentancourt não foi das melhores e o comando técnico da equipe foi substituído após 11 jogos e apenas 4 vitórias.
-  1973 - O Vitória traz o zagueiro Tottin, do futebol uruguaio. As informações do empresário davam conta de que ele havia atuado no Penãrol e na Seleção de seu país. Após alguns dias treinando, o zagueiro aguardava sua estréia quando um repórter baiano entrou em contato com um colega de Montevidéu que revelou: nenhum jogador com este nome jamais jogou no Peñarol ou na Seleção. Tottin, envergonhado, não deu mais entrevistas e dias depois foi embora sem sequer estrear com a camisa vermelha e preta.
-  1987 - Dois uruguaios chegam juntos para o rubro-negro: o zagueiro Roberto Mouzo que com problemas numa perna, acabou sendo dispensado sem jogar e o goleiro Gustavo Fernandez. Gustavo Fernandez, de 37 anos, tomou a camisa 1 de Borges e atuou até o final do campeonato baiano. Um fato curioso foi uma punição de cinco jogos imposta pela FBF após uma expulsão de Fernandez num jogo contra o Itabuna. Toda a imprensa achou um exagero e o goleiro, aos prantos, declarou nunca ter sido expulso em quase 20 anos de carreira, construída no Racing, Sevilla da Espanha, Seleção do Uruguai na Copa de 74 além de outros clubes.
-  1988 - maio. Após conquistar o primeiro turno do campeonato baiano, o Vitória, treinado pelo ídolo Mário Sérgio, convidou a Nacional do Uruguai para a festa de comemoração. Vindo de duas vitórias sobre o Flamengo pela Copa dos Campeões da Libertadores e trazendo no elenco cinco jogadores da seleção celeste, o Nacional mostrou muita qualidade e o jogo não saiu do 0x0. Foi a última vez que o Vitória enfrentou uma equipe uruguaia.
-  1988 - agosto. O Vitória contrata o zagueiro Dorotéo Luis Silva Rocha, uruguaio que estava no Juventude de Caxias. Dorotéo Silva jogou no Vitória entre setembro de 1988 e junho de 1989, ano em que foi campeão baiano. Fez um total de 29 partidas, sendo 26 oficiais, e marcou três gols. Em 1986 o Leão já havia tentado trazer o jogador, que pertencia ao Santo André, mas o clube do ABC paulista ganhou uma vaga de ultima hora no campeonato nacional e desistiu de negociar o atleta.
- 1994 - O Vitória perde cinco partidas seguidas e a direção muda o treinador, demitindo João Francisco e contratando Sérgio Ramírez D’Avila, uruguaio que foi lateral do Flamengo e do Sport. Sérgio Ramírez foi uma opção porque o rubro-negro iria disputar a Copa Conmebol, e precisava de um técnico com experiência internacional. O treinador poderia ter sido campeão baiano, se não cometesse aquele famoso erro de substituir o zagueiro João Marcelo pelo meia Gerson nos minutos finais da decisão contra o maior rival. No Brasileiro, sem vencer depois das três primeiras rodadas, Ramírez cedeu o posto para Fito Neves.
-  1997 - Buscando reforçar o plantel para sua segunda participação na Copa Conmebol, o Vitória contrata o zagueiro uruguaio Moas. Apesar de boa técnica e porte físico de impor respeito, Eber Alejandro Moas Silveira não foi um dos melhores zagueiros que jogou no Barradão, mas não comprometeu e teve uma passagem regular. Moas vestiu a camisa rubro-negra em 41 jogos, de agosto de 1997 até maio de 1998, tornando-se o uruguaio que mais jogou pelo Vitória.
- 1998 - Quatro meses após a saída de Moas o rubro-negro contrata outro jogador uruguaio. Desta vez é o atacante Nicolas Diego Hernandes Gomez que chega à Toca. Hernandez, que tinha passado pelo Valencia da Espanha, impressionou pela seqüência de 4 gols marcados em 4 jogos seguidos; virou galã das tietes rubro-negras e depois puxou o freio de mão. No ano seguinte não conseguiu manter a titularidade absoluta, mas contribuiu para a conquista da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano. Hernandez fez 36 jogos com a camisa do Vitória e marcou 16 gols. Foi a última experiência rubro-negra com o futebol celeste.
 *Ubiratan Brito é pesquisador

2 comentários:

Renata Coelho disse...

Mas vale salientar que o atacante uruguaioi Hernandez fez os dois gols no jogo de ida, das finais, e isto praticamente definiu o título do campeonato do nordeste 1999.

Aliás, já procurei esses gols na internet e nunca encontrei. Abraço!

Unknown disse...

Verdade