sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Futebol Ubaense

Como separar o joio do trigo se só cultiva um. Carlos Roberto Sodré* Separar o joio do trigo. Frase bíblica que todos os cristãos conhecem, eu acredito. No entanto é difícil separar um do outro se você só cultiva uma espécie. Existem jornalistas que afirmam: a imprensa separa o joio do trigo e noticia o joio. Eu penso um pouco diferente. No jornalismo ético nem tudo deveria ser pela audiência, mas tudo deve ser em prol das necessidades do nosso cliente. É ele que nos paga. Então é a ele que devemos satisfação. Divulgar aquilo que o leitor, o telespectador e o ouvinte precisa saber, aquilo que ele tem o direito de saber. O que vemos e ouvimos são veículos de comunicação tendo o maior cuidado em divulgar aquilo que alguns seguimentos vão agradar e deixar às escuras fatos que por vezes vão assombrar determinados públicos, possivelmente. Essa relação fica bem explícita, a meu ver, no nosso caso, aqui na Zona da Mata Mineira. Agora eu falo com você, leitor, que mora em outra cidade, ou quem sabe em outro estado. Tenho observado sua atenção para com as notícias da nossa região, quando o assunto é esporte e, sobretudo o futebol. Por aqui o esporte cinco vezes campeão do mundo não é mais uma caixinha de surpresa, mas capítulos que se repetem todos os anos. A LAU (Liga Atlética Ubaense), responsável pela organização dos campeonatos todos os anos, faz sempre as mesmas coisas, repete sempre os mesmos erros. Se computar todas as escolinhas de futebol da região chega-se ao um número expressivo de atletas, no entanto um clube de Ubá faz uma final de um campeonato, que a Liga considera o mais charmoso e de importância sem igual, e apenas um jogador da cidade veste a camisa entre os principais que estão em campo. Aqui entre nós, é muito joio pro meu trigo sô. Sinto a necessidade de dividir com você essa minha tristeza. Que bom seria se eu pudesse escrever aqui no CLASSIVENDAS, que um campeonato promovido pela entidade maior do nosso futebol terminou, e que quase todos os jogadores são prata da casa. Com exceção de alguns poucos. Já temos leitores até em outros estados, mas que pena, nem sempre o que eles lêem vai de encontro com o trigo, a ética e o respeito ao leitor. Lembra deste e-mail que recebi na semana passada? “Vou te contar uma que presenciei domingo no jogo da final....estava próximo ao vestiário. Bandeirante entrando em campo. Chega o fotógrafo querendo tirar uma foto do verdão da avenida. Edson chamou toda a diretoria. Decio Vieira e companhia ltda. Euforia total. Será a foto do título !!! Aí vem o experiente Tim Brígido e fala.....Vai dá pra tirá foto não. Os jogadores não vão se deixar fotografar. Estão com medo de denúnicia em seus clubes de origem. Pensei comigo mesmo.....pelo amor de Deus o diretor sua a camisa, tira leite de pedra semana toda.... e nem direito a tirar uma foto com o time tem.....realmente a coisa anda meio complicada por aqui. Abraços fique com Deus.....$uce$$o pra vc”. Vou plantar mais trigo. Convido você a trabalhar comigo. *Carlos Roberto Sodré é Locutor Esportivo

Nenhum comentário: