sábado, 28 de novembro de 2009

Willy Fritz Gonzer

Entrevista do Locutor Willy Gonzer ao Jornalista Chico Maia Eu estava devendo a incontáveis leitores que escrevem todos os dias perguntando pelo grande Willy Gonser, que depois de tantos anos de sucesso, saiu da Rádio Itatiaia no mês de setembro. Conversei com ele; um dos locutores esportivos que mais marcaram época no futebol brasileiro, especialmente no Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, estados onde trabalhou. Transmitiu 11 Copas do Mundo e sobre a saída da Itatiaia ele disse: “Alegaram que tenho um problema na garganta, mas eu não nada. Meu problema é a minha carteira de identidade onde consta a minha data de nascimento (74 anos). Tive realmente um problema de peito encatarrado, que provocava rouquidão, em duas oportunidades, mas resolvidos. O meu erro foi ter voltado a narrar antes da hora mas agora estou bom novamente”. COMENTARISTA “O Emanuel (Carneiro) disse à minha esposa que faria este convite, mas eu não aceitaria, como não aceitei a homenagem que queriam me fazer no último Atlético e Cruzeiro, como não aceitei o convite dele para ser comentarista da rádio na Copa de 2010 na África do Sul”. RÁDIO GLOBO “Em duas oportunidades fui convidado para me transferir para a Rádio Globo Minas: dois anos atrás e quatro anos atrás, e a Itatiaia me segurou. Agora eu procurei o Marcos Guiotti, que comanda a Globo aqui, mas a decisão é do Álvaro, o diretor geral do Sistema Globo de Rádio, que fica lá no Rio de Janeiro. Pediram para que eu aguarde a resposta, que se for para me contratar, será somente no ano que vem, com a devida promoção, mas eu sinto que não estão mais tão interessados.” FUTURO “Caso a ida para a Globo não se concretize vou embora para Alcobaça, na Bahia, me aposentar. Tenho em vista uma casa para comprar lá, com o dinheiro do Fundo de Garantia, que não é muito, mas dá para resolver.” HISTÓRIA Willy Fritz Gonser nasceu em Curitiba, filho de pai alemão e mãe paranaense. Começou no rádio em outubro de 1953, na Rádio Marumbi, de Curitiba, onde atuava em comerciais, programas musicais e outros, menos esporte. Em abril de 1955 é que o mandaram cobrir um jogo e ele já começou como narrador. No Paraná passou também pelas rádios Curitibana, Paranaense, Independência, Clube e Paiquerê, de Londrina. Em 1960 foi contratado pela Rádio Gaúcha de Porto Alegre, onde transmitiu as Copas de 1962 (Chile), 1970 (México) e 1974 (Alemanha). Em 1976 foi para a Rádio Nacional do Rio, por quem transmitiu a Copa da Argentina em 1978, ao lado do José Carlos Araújo o “Garotinho”. Em 1979 foi contratado pela Rádio Itatiaia e transmitiu as Copas de 1982 (Espanha), 1986 (México), 1990 (Itália), 1994 (Estados Unidos), 1998 (França), 2002 (Coréia/Japão) e 2006 (Alemanha). FRANZ BECKEMBAUER Uma das boas lembranças que o Willy guarda da profissão é da decisão do Mundial Interclubes, entre Cruzeiro e Bayer de Munique. Ele era da Rádio Nacional, que transmitiu, também, os jogos decisivos da Libertadores, entre Cruzeiro e River. Em Belo Horizonte ele foi ao Hotel Del Rey, aguardar a delegação do Bayer, que chegara no mesmo dia do jogo, poucas horas antes de ir para o Mineirão. Deu de cara com o capitão Franz Beckembauer, e em alemão, perguntou: __ Qual a tática para hoje capitão? E a resposta foi: __ Cama! E assim foi. Os alemães dormiram um pouco, foram para o jogo e empataram de 0 x 0, levando o título, já que na partida de ida venceram por 2 x 1. FAMÍLIA Willy é pai do Guilherme Gonser, que trabalha na equipe de esportes da Rádio Itatiaia. Tem mais três filhos, que moram em Belo Horizonte: Cláudio e Iracema, que são médicos, formados pela UFMG, e Cláudia, filha de criação, formada em Turismo pelo Unicentro Newton Paiva. Fonte: http://blog.chicomaia.com.br/

Nenhum comentário: