segunda-feira, 2 de novembro de 2009
São Raimundo-PA - Campeão da Série D
O São Raimundo é da cidade de Santarém , “A Pérola do Tapajós” que fica a mais de 1000Km da capital do estado do Pará, a oeste, em uma região que pretende a criação de um novo estado(Tapajós).
A cidade tem 22.887 km², com uma população aproximada de 275.000 pessoas.
O alvi-negro santareno,vice-campeão paraense, que tem uma pantera negra como símbolo foi fundado em 09 de janeiro de 1944 . Como curiosidade o fato de que o nome original do time era São Brás, mas na hora da inscrição para a primeira partida um dos dirigentes a fez em nome de São Raimundo. A camisa alvi negra que hoje utiliza somente foi adotada a partir de 1950, até então o uniforme era totalmente branco.
Seu estádio Dr. Everaldo Martins (O Panterão) que leva o nome de médico, desportista e político que foi prefeito de Santarém em duas oportunidades é utilizado apenas para treinos e jogos não-oficiais.
Os jogos oficiais da Pantera Negra Santarena são realizados no estádio estadual Jader Barbalho, o Barbalhão ou Colosso de Tapajós, sobre cuja capacidade divergem o clube (15.000) e a Federação Paraense de Futebol (19.124) . Foi inaugurado em 1987 pelo então governador do Pará Jader Barbalho.
Na primeira partida oficial, o clássico Rai-Fran( São Raimundo e São Francisco) que terminou empatado em 1 a 1. Nas penalidades, o Leão Azul santareno levou a melhor, 4 a 2, e levou o troféu que levava o nome do estádio.
O São Francisco, tradicional rival do São Raimundo vive momentos difíceis, e tenta apoio de sua torcida para elaborar formas de reerguer-se. No entanto, a rivalidade persiste. Uma das torcidas organizadas do São Raimundo, os Loucos Alvinegros, criou uma camisa alusiva ao clássico.
Fonte:
Colaboração: Alexandre Magno Barreto Berwanger
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário