terça-feira, 8 de setembro de 2009

Copa de 2010

Gana na Copa
Marco Antonio Campos*
Gana é o oitavo país a confirmar presença na Copa de 2010, na África do Sul. Juntou-se ao país anfitrião, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Austrália, Japão, Holanda e Brasil.
Com uma vitória de 2x0 sobre o Sudão, e beneficiada pelo empate em 1x1 entre Benin e Mali, Gana chegou aos 12 pontos e sobrou no Grupo D da Zona Africana. Tem 100% de aproveitamento, fez sete gols e não sofreu nenhum. A vaga aconteceu de forma antecipada a duas rodadas do término da fase classificatória. Os dois jogos de outubro e os dois de novembro se tornaram amistosos de luxo para os participantes do grupo.
Gana vai para o seu segundo Mundial e de forma consecutiva. Participou também da Copa da Alemanha, em 2006. Entrou em grupo difícil que contava com Itália, República Tcheca e Estados Unidos. Depois estrear perdendo para os italianos por 2x0, recuperou-se batendo os tchecos por 2x0 e americanos por 2x1, ficando em segundo lugar e se classificando para as oitavas-de-final.
Na fase seguinte, enfrentou o Brasil e foi eliminada ao perder por 3x0. Esta partida entrou para a história das Copas. Foi nela que Ronaldo, ao marcar o primeiro gol, superou o alemão Gerd Müller no total de gols marcados em Copas, atingindo a marca de 15 gols e se tornando o maior artilheiros de Copas em números absolutos. Foi também o jogo, até o momento, em que o Brasil marcou o seu o último gol em Copas. O terceiro, anotado por Zé Roberto, pois na partida seguinte, a derrota de 1x0 França, mandou a Seleção Brasileira de volta para casa. Gana também é o país com má fama nas categorias de base. O país sempre apresentou times fortes e conquistou por duas vezes o Mundial Sub-17, em 1991 e 1995. No primeiro título, venceu a Espanha por 1x0 e, no segundo, bateu o Brasil na final por 3x2. Foi ainda vice-campeã em 1993, perdendo a decisão para a Nigéria por 2x1 e em 2001, quando o Brasil devolveu a derrota de seis anos antes ao vencer por 3x1. Nos Mundiais Sub-20, Gana chegou por duas vezes ao vice-campeonato. Em 1993, foi derrotado pelo Brasil por 2x1 na final. Em 2001, foi a vez da Argentina se impor com um placar de 3x0 e ficar com o título.
As suspeitas sobre Gana recaíram na utilização de gatos nestas competições. Jogadores com idade superior à que era permitida. Embora a FIFA tenha confirmado os títulos, pois nada foi provado, as desconfianças permaneceram porque as seleções principais de Gana não conseguiam repetir o desempenho dos atletas mais jovens e frequentemente era eliminada nas primeiras fases das competições internacionais. Tal fato ainda era reforçado pela coincidência de que os quatro títulos que o país possui de campeão africano serem todos anteriores a este período, sendo conquistados em 1963, 1965, 1978 e 1982. *Marco Antonio Campos é Locutor Esportivo

Nenhum comentário: