segunda-feira, 3 de agosto de 2009

SÉRIE D - Últimas Vagas

Marco Antonio Campos*
A última rodada da Série D vai definir as onze vagas restantes para a segunda fase da competição. Vinte e sete times ainda podem conseguir a classificação. Nove já garantiram suas vagas. Apenas cinco equipes estão eliminadas. O que mostrou que a mais nova divisão do futebol brasileiro apresentou um equilíbrio entre os participantes.
Veja um resumo da fase de classificação e depois o que cada time tem que fazer para se classificar.
Fora da disputa: Atlético (BA), Friburguense (RJ), Ituano (SP), Naviraiense (MS) e Pelotas (RS).
Melhores campanhas: Macaé (RJ) e Araguaia (MT) venceram quatro jogos e empataram um, marcando treze pontos. O time fluminense leva vantagem no saldo de gols.
Invictos: Central (PE), Macaé (RJ), Tupi (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG) e Araguaia (MT).
Melhores ataques: São Raimundo (PA), Uberaba (MG), Araguaia (MT), Brasília (DF) e Chapecoense (SC) com nove gols cada um.
Melhor defesa: Tupi (MG), que levou apenas um gol até o momento.
Pior campanha: Pelotas (RS), que só conseguiu um empate até agora.
Classificados: Nacional (AM), São Raimundo (PA), Alecrim (RN), Macaé (RJ), Tupi (MG), Uberaba (MG), Araguaia (MT), Chapecoense (SC) e São José de Porto Alegre (RS).
A briga pelas vagas restantes:
GRUPO 1 - Gênus só precisa empatar no confronto direto.
Jogo: Gênus (RO) x Atlético Roraima (RR).
Possibilidades:
A última vaga sai de um confronto direto entre Gênus e Atlético Roraima que estão empatados em três pontos. O time de Rondônia leva vantagem no número de gols marcados e por isso joga por um empate. Ainda tem a seu favor o fato de atuar em seu campo. Só a vitória interessa ao Atlético Roraima.
GRUPO 2 - Três para a última vaga.
Jogos: Tocantins (TO) x Cristal (AP) e Moto Club (MA) x São Raimundo (PA).
Possibilidades:
Três times estão com boas chances. O Cristal está na frente, mas joga fora contra um adversário direto e não pode perder. O empate serve se o Moto Club não ganhar. Por sua vez, o time maranhense só pode pensar em vitória e ainda vai precisar que o Cristal não vença. Ao Tocantins só resta a chance de vencer e o Moto Club pelo menos empatar.
GRUPO 3 - Ferroviário mais perto.
Jogos: Treze (PB) x Flamengo (PI) e Alecrim (RN) x Ferroviário (CE).
Possibilidades:
O Ferroviário está em melhor posição e pode se beneficiar do fato que seus adversários jogam entre si precisando da vitória. Se empatarem, o time cearense pode até perder seu jogo. Já Treze e Flamengo estão com chances idênticas. Só a vitória interessa e ela só vai servir se o Ferroviário pelo menos empatar com o Alecrim.
GRUPO 4 -Todo mundo na briga e o Santa Cruz precisa de resultados exatos.
Jogos: Santa Cruz (PE) x CSA (AL) e Sergipe (SE) x Central (PE).
Possibilidades:
É um grupo embolado em que tudo pode acontecer. O Central lidera com nove pontos e basta empatar. Mas pode sair pelo saldo de gols se perder e o CSA ganhar. O Sergipe é o segundo colocado e leva a vantagem de jogar em casa. Mas também estará fora perdendo e o CSA vencendo. Este, por sua vez, precisa da vitória de qualquer maneira. Ainda tem que esperar pelo resultado de Sergipe e Central. Um empate ou uma derrota do time pernambucano é suficiente. Se o Sergipe vencer, vai definir com o Central no saldo ou no número de gols marcados. O Santa Cruz precisa de uma combinação perfeita. Tem que ganhar e torcer pela vitória do Central para superar o Sergipe no saldo de gols.
GRUPO 5 - candidatos jogando em casa e precisando da vitória.
Jogos: Fluminense (BA) x Macaé (RJ) e Rio Branco (ES) x Atlético (BA).
Possibilidades:
A vantagem é do Fluminense que tem dois pontos à frente do Rio Branco para quem só a vitória interessa. Entretanto, joga contra o time de melhor campanha da Série D e isso pode atrapalhar. Um empate pode não ser o bastante se o time capixaba vencer por dois gols de diferença. Esta possibilidade não é a melhor para o Rio Branco que pode passar com uma vitória contra o eliminado Atlético e uma derrota do time de Feira de Santana.
GRUPO 6 - Paulista só precisa empatar.
Jogos: Friburguense (RJ) x Paulista (SP) e Tupi (MG) x Madureira (RJ).
Possibilidades:
Os dois que ainda brigam pela vaga jogam fora. O Paulista leva vantagem por ter três pontos a mais que o Madureira, enfrenta a pior equipe do grupo e só precisa empatar. Mesmo perdendo pode se classificar se o Madureira não vencer. O time carioca só se classifica vencendo seu jogo e o Paulista perdendo.
GRUPO 7 - Uberlândia por um empate.
Jogos: Uberaba (MG) x Ituano (SP) e Mirassol (SP) x Uberlândia (MG).
Possibilidades:
O confronto direto vai definir o segundo classificado. Um empate classifica o Uberlândia. O Mirassol tem que vencer e leva a vantagem de jogar em casa.
GRUPO 8 - tudo pode acontecer entre os três candidatos.
Jogos: CRAC (GO) x Brasília (DF) e Araguaia (MT) x Anapolina (GO).
Possibilidades:
A dificuldade do Brasília é jogar fora contra uma equipe que ainda tem chances. Pode entrar com um empate, desde que o Anapolina perca. Este, por sua vez, também não joga em casa e enfrenta a equipe que sobrou no grupo e tem uma das melhores campanhas da competição. Exatamente por isso, que talvez o CRAC acabe se beneficiando, pois se classifica vencendo o Brasília e o Anapolina perdendo. Como todos estão muito perto em pontos (Brasília e Anapolina com cinco e CRAC com quatro), não têm favoritos.
GRUPO 9 - Ypiranga está mais perto.
Jogos: Naviraiense (MS) x Londrina (PR) e Chapecoense (SC) x Ypiranga (RS).
Possibilidades:
Ypiranga e Londrina jogam fora. Mesmo assim, o time gaúcho está quase lá. Tem dois pontos à frente do Londrina e pode passar empatando se o concorrente não ganhar. Já o time paranaense precisa vencer de qualquer maneira e torcer por pelo menos um empate do Ypiranga. Sua vantagem está no fato de jogar contra o Naviraiense, que é o pior time do grupo e já está eliminado.
GRUPO 10 - Vaga nas mãos do Corinthians.
Jogos: São José de Porto Alegre (RS) x Brusque (SC) e Corinthians (PR) x Pelotas (RS).
Possibilidades:
Um ponto separa o Corinthians do Brusque. O time do Paraná leva a vantagem de jogar em casa contra o pior time de toda a Série D, o que aumenta em muito suas chances. Ao Brusque resta sonhar com uma vitória fora de casa contra o melhor time do grupo e torcer pelo menos por um inesperado empate entre Corinthians e Pelotas.
*Marco Antonio Campos é Locutor Esportivo

Nenhum comentário: