terça-feira, 28 de julho de 2009

Série D - Chances de Cada Um

Marco Antonio Campos*
Grupo 1 - Equilíbrio.
No único grupo com apenas três times, o equilíbrio é a tônica. Nacional (AM), Atlético Roraima (RR) e Gênus (RO) permanecem na briga. O Nacional tem maiores chances e se garante com um empate contra o Atlético Roraima. Se perder, fica na dependência que o Gênus não vença na rodada final. Uma combinação de vitória do Atlético Roraima e Gênus, nas duas últimas rodadas, resultará num tríplice empate de seis pontos entre todos os times, sendo as vagas definidas pelos critérios de desempate. Grupo 2 - São Raimundo quase lá.
O São Raimundo (PA) só precisa de um empate para se classificar sem depender de outros resultados. Até perdendo pode se garantir, desde que o Moto Clube (MA) não vença o Cristal (AP). O grupo é completado pelo Tocantins (TO) que permanece com boas possibilidades. Estes três últimos clubes só dependem de seus resultados para garantirem a classificação. Grupo 3 - Alecrim garantido.
O time potiguar já tem vaga assegurada na segunda fase da Série D. A outra vaga está em aberto e todas as outras três equipes mantêm chances de classificação. O Treze (PB) está em melhor condição e pode se garantir na próxima rodada vencendo o Ferroviário (CE) e torcendo para que o Flamengo (PI) não vença seu jogo contra o Alecrim. Qualquer outra combinação levará a decisão para a última rodada do grupo. Grupo 4 - Sinal de alerta para o Santa Cruz.
Apontado como um dos favoritos para o título da Série D, o Santa Cruz corre perigo de ficar pelo caminho já na primeira fase. O grupo está equilibrado com todos ainda tendo chances de classificação. No entanto, hoje a equipe pernambucana está fora da zona de classificação e ocupa a terceira posição, atrás de Sergipe (SE) e Central (PE), e à frente do CSA (AL). Grupo 5 - Macaé absoluto.
Única equipe com 100% de aproveitamento na Série D, o Macaé atropelou seus adversários e faz a melhor campanha de todas as séries de 2009 e já está na segunda fase. A outra vaga só será definida na última rodada. Rio Branco (ES) e Fluminense (BA) estão com quatro pontos, e o Atlético (BA) com três. GRUPO 6 – Tupi tranquilo.
Líder com 10 pontos, o Tupi está praticamente classificado. As combinações são muitas e a grande maioria delas favorece o time de Juiz de Fora. Paulista tem boas chances de classificação e só depende de seus próprios resultados. O Madureira precisa vencer seus dois jogos para aumentar suas possibilidades. O Friburguense, que perdeu todas, está fora da briga. Grupo 7 - Mineiros na frente.
Uberaba e Uberlândia lideram com oito e seis pontos respectivamente. O que pode atrapalhar é o confronto direto entre as duas equipes na próxima rodada. Quem perder corre o risco de ser eliminado no final. Um empate é um bom resultado para as duas equipes porque garante as primeiras posições. Se não houver vencedor no confronto dos times paulistas Ituano e Mirassol, melhor ainda. Grupo 8 - Araguaia muito perto.
Com dez pontos o Araguaia (MT) só não se garantiu ainda porque há chances matemáticas para Brasília (DF) e Anapolina (GO) que não jogam entre si nas duas últimas rodadas. Mas para ficar de fora, o time do Mato Grosso tem que perder seus dois jogos e os dois adversários vencerem suas partidas. O CRAC (GO) completa o grupo e tem chances remotas.
Grupo 9 - Praticamente definido.
O Chapecoense (SC) já se classificou. O Ypiranga (RS) precisa de apenas uma vitória. Ou que Londrina (PR) e Naviraiense (MS) não consigam 100% nos seus dois últimos jogos. Estas duas equipes não podem sequer pensar em empate.
Grupo 10 - Três para duas vagas.
O grupo pode se definir na próxima rodada. Uma vitória do Corinthians Paranaense (ex J. Malucelli) sobre o Brusque (SC) associada a pelo menos um empate entre os gaúchos São José de Porto Alegre e Pelotas, classifica Corinthians e São José. Este último se garante vencendo sem depender de outro resultado. Em caso de empate ou derrota do Corinthians, a segunda vaga fica para a última rodada. O Pelotas está eliminado.
*Marco Antonio Campos é locutor Esportivo, com especialização em clubes inexpressivos.

Nenhum comentário: