sábado, 4 de abril de 2009

Literatura

"Os Dez Mais do Fluminense" é o quarto lançamento da coleção "Ídolos Imortais" é uma deliciosa viagem pela história do clube através das biografias de alguns dos maiores craques tricolores.
O objetivo maior desse projeto é resgatar a memória de craques que, ao longo do século passado, tiveram um papel de relevância na construção da nossa identidade nacional.
Foram eleitos os seguintes craques:
01 - Marcos Carneiro de Mendonça (o primeiro goleiro da Seleção Brasileira) 02 - Romeu Peliciari (titular da Seleção na Copa de 1938) 03 - Orlando de Azevedo Viana (o "Pingo de Ouro") 04 - Carlos Castilho (quatro Copas do Mundo no currículo) 05 - Pinheiro (titular do Brasil no Mundial de 1954) 06 - Telê Santana (o "Fio de Esperança") 07 - Valdo (o matador imperdoável) 08 - Félix Venerando (goleiro campeão do mundo em 1970) 09 - Roberto Rivellino (a "Patada Atômica") 10 - Assis (o "Carrasco" do Casal 20)
Eles foram escolhidos a partir de uma enquete feita entre jornalistas como, entre outros, Nelson Rodrigues Filho, Teixeira Heizer e João Máximo.
O livro é ilustrado com dezenas de fotografias e muitas caricaturas. São 184 páginas de muitos causos a respeito de quem mais ajudou o Fluminense a se transformar no mais tradicional clube brasileiro. 184 páginas, ilustrado por fotos raras e históricas, além de caricaturas dos jogadores. É uma obra que não pode faltar na estante de nenhum tricolor de coração!
Sobre o Autor: Roberto Sander se formou na PUC-RJ nas áreas de jornalismo, publicidade e pesquisa em comunicação. É um profissional que tem como principal característica a versatilidade, e que sedimentou sua carreira, na maior parte do tempo, longe do ar-condicionado das redações. No Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq) foi bolsista durante dois anos. Lá, realizou um trabalho comparativo da linguagem da chamada "Grande Imprensa", antes e depois da censura imposta pela ditadura militar. No jornal "O Globo", trabalhou durante dois anos cobrindo esportes amadores (basquete, surfe, natação, judô e vôlei, entre outros). Na TV Globo, onde ficou oito anos, se destacou como repórter do Esporte Espetacular, para o qual realizou inúmeras matérias de esportes radicais, muitas delas como um dos protagonistas. Teve também presença marcante em reportagens de futebol para o Globo Esporte, RJTV, Jornal da Globo e Jornal Nacional. No SporTV, a trajetória de Sander foi de seis anos. Lá, acumulou participação em mais de 500 transmissões esportivas ao vivo e foi apresentador do telejornal SporTVnews. No Jornal dos Sports, como Chefe de Redação, enfatizou o trabalho de formação de estagiários. A maioria deles, hoje, encontra-se muito bem colocada no mercado de trabalho. Atualmente, é um dos coordenadores do núcleo Histórico-Esportivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e investe na sua carreira de autor - está lançando o terceiro livro e estruturando uma editora.

2 comentários:

Fernando disse...

Esse é o nosso tricolor de tantas e tantas glórias!!!!

Alexandre M. B. Berwanger disse...

Na verdade. o livro ainda não foi lançado, o que se dará ainda neste mês de abril de 2009.

O Roberto Sander tem um texto elegantíssimo, e não vejo a hora de ler OS DEZ MAIS DO FLUMINENSE !