terça-feira, 26 de agosto de 2008

Privatização

BR-040 entre JF e BH
Alvo de reclamações freqüentes, o trecho da BR-040 que vai de Juiz de Fora a Belo Horizonte deve passar por obras no próximo ano. Com a decisão de privatização da estrada, entre o município e Brasília (DF), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a expectativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é que não só as condições da via sejam melhoradas como, também, se registre uma queda no número de acidentes na região. Como destaca o inspetor da PRF Wallace Wischansky, a estrada que vai de Juiz de Fora até Cristiano Otoni concentra cerca 70% das estatísticas de desastres atendidas na delegacia local. “Apesar da notável melhora da pavimentação asfáltica e a sinalização da parte da BR-040 administrada pelo setor público nos últimos dois anos, sabemos que ainda não é o ideal.”
Outra mudança que pode se tornar realidade com a transferência da administração da estrada para a iniciativa privada é duplicação da BR-040, no trecho que vai do Bairro Barreira do Triunfo até Oliveira Fortes. Para o inspetor, essa medida poderia desafogar gargalos no trânsito e, principalmente, melhorar o fluxo em viadutos da região, entre eles o localizado em Ewbanck da Câmara, conhecido como Viaduto da Morte.
Como espera a ANTT, a empresa ou o consórcio que vencer a licitação terá dinheiro em caixa para realizar as mudanças apontadas como necessárias pelo poder público. Segundo aferição da autarquia, no trecho que será privatizado, circulam, diariamente, cerca de 120 mil veículos. Só na região de Juiz de Fora, de acordo com a PRF, são nove mil por dia.
Com o plano de concessão ainda indefinido, já que a exploração da rodovia será aberta entre abril e março do próximo ano, a ANTT ainda não definiu número de postos de pedágio que serão implementados com a privatização assim como o valor praticado em cada um. A única garantia dada é que a cobrança deve começar, no máximo, até novembro de 2009. Segundo a assessoria do órgão, a privatização de mais um trecho da BR-040 faz parte da terceira etapa do programa de concessão de estradas federais, iniciado em 1995, com a transferência da administração de algumas rodovias para os estados.

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