sexta-feira, 22 de agosto de 2008

"Em Brasília, 19 horas"

Jornalista narra luta contra os PRIVILÉGIOS em Brasília

da Folha Online "Para gerir a Radiobrás, Eugênio Bucci se valeu da prática do bom jornalismo e da rigorosa letra da lei. Com isso, enfrentou cara feia, corporativismos, puxadas de tapete de ministros, intrigas de assessores e de áulicos palacianos e uma crônica magreza de recursos". - Ricardo Setti, jornalista e escritor Bucci narra sua luta para implantar o bom jornalismo na Radiobrás

"Em Brasília, 19 horas". Era com este bordão do programa "A Voz do Brasil" que amigos saudavam o jornalista Eugênio Bucci quando ele estava para assumir o cargo de presidente da empresa estatal de comunicação brasileira, a Radiobrás. A posse ocorreu em 2 de janeiro de 2003 --primeiro dia do primeiro mandato de Lula como presidente do Brasil.

A história do período em que Bucci esteve à frente da estatal, de 2003 a 2007, é o que o jornalista conta no livro "Em Brasília, 19 horas", da editora Record, à venda na Livraria da Folha. Desde a noite mal dormida anterior à posse, Bucci narra, em primeira pessoa, com coragem e honestidade, sua luta contra a cultura ancestral de bajulação de políticos e do uso dos meios de comunicação públicos para a propaganda governamental.

Para desmontar essa máquina, Bucci definiu um plano que se pautava pela objetividade, pelo direito à informação e por seguir a legislação. Pela primeira vez na história do Brasil, a Radiobrás seria guiada pelo bom jornalismo.

A partir da rara perspectiva de quem está dentro do poder em um cargo de chefia, o jornalista narra no livro o que fez, o que desfez e o que não conseguiu fazer. Bucci tentou acabar com a obrigatoriedade de transmissão de "A Voz do Brasil" e falhou. Em momentos de crise pensou em desistir e quase deixou Brasília por se sentir traído. Quase. Mas venceu ao causar uma reviravolta na estrutura paquidérmica que encontrou.

O relato de como enfrentou a histórica "chapa branca" da Radiobrás e seus funcionários, acostumados a servir ao poder em troca de privilégios, faz de "Em Brasília, 19 horas" um documento de referência para entender o funcionamento da máquina pública no Brasil. E também um título obrigatório para estudantes e profissionais de comunicação.

AUTOR : Eugênio Bucci é formado em jornalismo e direito pela Universidade de São Paulo e autor do livro "Sobre ética e Imprensa".

"Em Brasília, 19 horas"

Autor: Eugênio Bucci

Editora: Record

Páginas: 294

Preço: R$ 40,00

Onde comprar: pelo telefone 0800-140090

Nenhum comentário: