sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Desabafo de um torcedor

"Fui um otário Escrevo com a experiência de 45 anos como torcedor do Atlético Mineiro. Hoje não sou mais! Hoje eu, finalmente, desisti! Alguns dirão que nunca fui atleticano. Mas fui! Estive no Mineirão, em 1977, e vi o São Paulo arrancar de meu coração o grito de campeão. Estive em 1980, no Maracanã, e vi o time do Zico vencer o meu time! Na época era um duelo de titãs! Meu time, mais uma vez, perdeu… Vi Toninho Cerezo tremer no frio de Buenos Aires e meter um gol contra, na partida contra o River Plate! Alguém se lembra? Essa partida foi na Argentina … 2 x 0 … e eu estava lá! Em seguida, vi um time que não conseguiu fazer um gol no Santos, em 1983, e perder a chance de uma final. Em 1985, outra vez! Perdemos de 1 x 0 em Coritiba, e a final foi Coritiba e Bangu. Não posso me esquecer de 3 x 2 contra o Flamengo (mais uma vez) no Mineirão – na verdade 2 x 3, engolindo o Bebeto e o Renato Gaúcho. Lembro-me, ainda, de uma vitória contra o Rosário Central, por 4 x 0, que redundou em derrota – também por 0 x 4. Disputa de pênaltis: resultado – Rosário campeão! Vi, ainda, um jogo em ganhávamos por 2 x 0 do Fortaleza, e o resultado – vitória – não foi alcançado. Vi o time cair prá segunda divisão. Afora tudo isso, não posso deixar de lembrar as infinitas vitórias pro nosso maior rival, dentro e fora do campo. Perdemos de 5 x 1, com Cerezo como técnico (olha ele aí, de novo), aquele mesmo que nos traiu e vestiu a camisa azul. Esse ano assisti o 5 x 0, vergonhoso! Fora de campo, vi diretorias medíocres perder jogadores para o Cruzeiro, e posso citar: Fred – sem comentários; Elivelton – autor do gol do título da Libertadores de 1997; Aristizabal – grande artilheiro; Jadilson; Camilo; Gerson Magrão. Minha memória me trai, mas vários outros existem!" Cansei-me! Absolutamente, me cansei! Hoje, após mais uma derrota, peguei todas as minhas camisas – mais de 20 – de épocas diferentes, e após mergulhar em álcool, ateei fogo. Foi um exorcismo. A partir de hoje não sou mais atleticano! Não sou mais um otário. Compreendi que na vida alguns são os atores principais, outros são – e serão sempre – os coadjuvantes. Os atleticanos são assim – coadjuvantes! Como os torcedores da Portuguesa e da Ponte Preta, por exemplo. Por certo nunca mais vestirei outra camisa de time de futebol, não serei flamenguista, ou santista, ou o que for. Mas atleticano não serei mais. Cansei, absolutamente cansei! E não é um cansaço de quem nunca sofreu ou viveu o âmago dessa paixão. Nada disso! Sempre tive no sangue o borbulhar da nação atleticana. Digamos, então, que sofri uma transfusão! Não quero mais sofrer. E torcer pelo Atlético é uma dor que não tem fim. Dor que alguns profetizam e que outros eternizam em nobres versos, mas que, em resultado prático, em alegria de viver, pouco resultado alcança. Cansei de ser um idiota! Com muita dor no coração promovo o exorcismo – Atlético… nunca mais! Fica a saudade, que como tal, não tem explicação! Fui! Peter de Moraes Rossi"
Colaboração: João Begatti

Um comentário:

Anônimo disse...

Será mesmo que este torcedor jogou a toalha pra valer? Ele mora em que cidade? Será que ele filmou a queima das camisas?Acho que, numa decisão,que pode ser até no Mineiro,ELE VAI FICAR TORCENDO, E MUITO, PARA O SEU GALO.Agora, eu não,deixei de ser flamenguista PRA VALER MESMO.Também deixei de ser vascaíno,botafoguense,gremista,santista ...e por aí vai....
Ozanan/JF